SES estuda fazer a compra de câmara hospitalar para fortalecer a rede de frio do Estado

Rodson Lima, SES


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), estuda a viabilidade para comprar câmaras hospitalares com o objetivo de conservar hemoderivados armazenados na rede de frio da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso do Sul (CEVE/MS).

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início desta semana, as tratativas foram iniciadas com a intenção de fortalecer a rede de frio no Estado. Para isso, uma ata de registro de preços foi publicada para aquisição de câmaras refrigeradoras. O quantitativo ainda não foi definido pela SES.

Desde de janeiro, quando iniciou a Campanha de Imunização contra a Covid-19, o Estado já recebeu 689.599 doses de Coronavac/Butantan e da AstraZeneca/Oxford. E tem previsão de receber sete mil doses da vacina Pfizer já na próxima segunda-feira (3). Todos os imunizantes são encaminhados pelo Ministério da Saúde ao Estado e repassados aos municípios.

“O objetivo é que façamos essa compra e que seja entregue pelo menos uma unidade destas câmaras a cada um dos 79 municípios do Estado. Será um grande reforço para rede de frio no Estado”, disse a Gerente Técnica de Imunização, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde é responsável por fazer o armazenamento de todos os imunizantes e insumos encaminhados pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o Estado realiza de forma simultânea, a vacinação contra o coronavírus e da Influenza. Além de receber doses de vacinas de rotina e de encaminhar aos municípios.

Mato Grosso do Sul possui 597 salas de vacina distribuídas nos 79 municípios, onde são acondicionados imunobiológicos  - vacinas, soros e imunoglobulinas  - a uma temperatura de 2° a 8 °C. Além das salas de vacinação, também estão instalados nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) que recebem, armazenam e distribuem os imunobiológicos para os respectivos municípios, estes possuem câmaras refrigeradas adequadas para esse acondicionamento.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!